domingo, 17 de julho de 2011

ESCOLA DE WING CHUN SEM ERRO

Enquanto não sai a segunda parte do artigo sobre Chi Sao e Lap Sao, reproduzo aqui meu primeiro artigo autoral no orkut. Na época eu escrevia sob pseudônimo na comunidade Wing Chun Kung Fu. O texto é algo cru devido ao pouco espaço entre os tópicos. Contudo, acho interessante colocá-lo aqui porque acho que é um texto útil ao público leigo, que sempre foi alvo de meus escritos, a fim de criar uma visão diferente daquela que é passada junto à luta desde que ela chegou ao Brasil. Caso algum leitor tenha alguma dúvida sobre o texto original, digite sua crítica ou pergunta e responderei. Boa leitura.


Escola de Wing Chun sem erro

Desde a chegada do oficial* do Wing Chun ao Brasil em 1979, já se foram quase trinta anos. De lá pra cá muitas ramificações de nossa arte chegaram ao Brasil. A grande popularidade dos filmes de kung fu, e a aura de mistério e segredo que permeiam as artes marciais chinesas são um prato cheio para muitos falsários, que tornaram proporcionalmente Wing Chun a luta mais clonada do país.

Este tópico dá algumas pistas de que você está visitando uma autêntica escola de Wing Chun,
E outras de que você se meteu numa roubada.

SITUAÇÕES:

1. Termos japoneses e afins – Wing Chun é uma arte marcial chinesa. Se o sujeito que pretende te ensinar usa termos japoneses para descrever graduação, local de treinamento, etc. ele, no mínimo, não tem conhecimento teórico do que ensina. Bons instrutores qualificados e Mestres (pouquíssimos no Brasil, ainda) têm uma boa noção de cultura oriental e conhecem muito mais que os termos básicos de suas artes. Se ele demorar em te responder: O que é Tan Sao?
Pak Sao? Yat Ji Jung Choi? Siginfica que ele não teve o menor interesse em saber nem o básico.

2. Aula em academia de ginástica – A prática do Wing Chun envolve não apenas treino físico (que exige equipamentos específicos), mas projeta seus princípios para a convivência e conduta marcial entre os seus praticantes - que formam uma Família-kung fu - e a sociedade. Se for uma aula entre uma barulhenta aula de swing baiano e outra de Jump, três vezes por semana, que ambiente você tem para isso?

3. Discurso – Os movimentos de Wing Chun não imitam os movimentos de animais, por isso é um estilo de kung fu muito prático. Contudo, isto tem servido como pretexto para professores quererem afirmar que o Wing Chun é melhor que outros estilos ou lutas. Esta postura arrogante não faz parte do Wing Chun, que está embasado técnica e moralmente em filosofias ordeiras como o budismo. A melhor expressão do Wing Chun na luta é contra-ofensiva e se presta a situações de perigo extremo.

4. Treinamento de luta – Os praticantes de Wing chun têm por hábito falar da simplicidade e eficiência da arte, mas a maior parte das escolas não coloca seus alunos para combater. Isso é o mesmo que ensinar a nadar no deserto. O equipamento protetor e golpes baixos característicos geralmente são usados como desculpa, contudo, com boa vontade e alguns ajustes é possível aproximar-se muito da aplicação real.

5. Origem – Se pergunta ao professor onde ele aprendeu Wing Chun e ele te diz: - Fulano de tal, pergunte quem ensinou Fulano, e assim sucessivamente até chegar ao fundador (a) do Sistema; A Genealogia é a garantia do que você aprendeu tem relação direta com a Origem do sistema, e um professor que respeita a ancestralidade terá seus nomes na ponta da língua. A partir da daí, você tem condições de verificar detalhes pela internet. Caso ele venha com respostas vagas, ou mude de assunto, é bem provável que você esteja lidando com um impostor.

6. Cursos rápidos para Instrutores – Wing Chun é provavelmente uma das artes marciais mais rápidas para se aprender e concluir o treinamento básico de mãos livres. Contudo, seus conceitos subjetivos levam muito em conta a experiência individual do praticante, e levam-se muitos anos para amadurecer o suficiente para ensiná-la. Desconfie de cursos que levam em conta apenas o rendimento físico, ou o domínio da técnica de luta, Wing Chun não é esporte, nem mera defesa pessoal, embora possa ser praticado individualmente com essa finalidade - Vide tópico dois.

7. Referências a Bruce Lee – Este astro dos filmes de kung fu foi sem dúvida o mais famoso dos alunos de Yip Man, e o grande responsável pela popularização do Wing Chun e do Kung Fu fora da China. Sua visão realista e sem floreio das artes marciais e sua expressão física – Jeet Kune Do – o tornaram eterno. Contudo, se o professor se refere a Bruce como mestre supremo, se seus alunos imitam os movimentos e os gritinhos dos filmes, saia de fininho de lá. Bruce Lee, destarte toda a sua habilidade, nunca concluiu seu treinamento em Wing Chun. A sua aura de invencibilidade é criação da imprensa, e serve de prato cheio a mestres de meia-tigela, que passam uma visão fantasiosa do kung fu.

Bem, acho que é isso. Quero advertir, pórem que esta é uma visão muito pessoal do assunto, dados os últimos tópicos da comunidade, e não representa nada mais que isso.

Um abraço.

*Refiro-me no texto (àquela época para evitar discussões no site) à chegada de meu Sifu Li Hon Ki, membro da Hong Kong Ving Tsun Athletic Association e Yip Man Art Martial Association, ao Brasil. Hoje é tido como consenso entre os principais mestres como o introdutor do sistema Wing Chun no Brasil Sifu Thomas Lo, discípulo de Greco Wong em 1969. Outros defendem que Li Wing Kay, irmão de Li Hon Ki, foi quem apresentou o estilo publicamente pela primeira vez em 1971. Mas certamente quem difundiu o luta para todo o Brasil em larga escala foi o escritor Marco Natali, que aprendeu o sistema com um Mestre da malásia de nome See Tiong Fo. Nota do autor.

13 comentários:

jackson costa da silva disse...

onde posso encontra uma academia aqui em salvador-BA, de preferencia no Bairro da Paralela. agradeço desde já, obrigado!.

Unknown disse...

Não conheço nenhuma academia de Wing Chun na Av. Paralela no momento, Jackson. Mas eu poderia ir a seu encontro para ministrar-lhe aulas particulares.

Abraço,
Marcos.

(a. g. o.) disse...

Boa noite!

Sifu Marcos, quem foi o mestre de Li Wing Kay? Com quem ele aprendeu o Wing Chun?

Meu nome é Adriano e resido em Guarulhos-SP.

Desde já, grato!

Unknown disse...

Caro amigo,

Li Wing Kay é irmão de Mestre Li Hon Ki. Ele hoje tem sua própria federação de Kung Fu, sendo especialista em muitos estilos, mas creio que é realmente no estilo Garra de Águia que ele é uma autoridade mundial no assunto. É um homem que está sempre treinando, além de ser um empresário, de sucesso, por isso o admiro muito. Ele aprendeu Wing Chun, se me lembro bem e espero não estar errado, com um dos discípulos de Ho Kam Ming que era estudante direto de Yip Man. Ho Kam Ming foi quem apresentou Li Hon Ki a Yip Man. Desculpe na demora na resposta.

Espero ter ajudado.
Abraço,
Marcos.

BonePure disse...

Mestre Marcos,
o senhor tem 1 academia?
onde fica?

poderia passar para o meu e-mail?

rodrigo_michel18@hotmail.com

Obrigado

Unknown disse...

Rodrigo,

Já te mandei o e-mail com as informações. Abraço!

Unknown disse...

Boa noite não sei se conhece, mas poderia me indicar alguma academia de Wing chun ou outra modalidade de kung fu na região de Guarulhos-SP? Obrigado!

Arllington Costa disse...

Olá Sifu!

O senhor ministra aulas de Wing Chun a distância? Moto em João Pessoa - PB. Abraço.

Unknown disse...

Caro Henrique,

Existem academias (MO GWOON) na região da grande São Paulo. procure no google por Marcelo Florentino, Marcio Teixeira Silva, Claudio Rangel Neto, Eddie Feire e Hudson William na região e veja qual destes profissionais fica mais perto de você.

Boa sorte em sua busca.

Unknown disse...

Caro Arllington,

Eu tenho estudantes em Pernambuco, Bahia, Maranhão, Piauí e Amazonas. Estudar a distância é possível, e para quem diz que este método não funciona, posso dizer que alguns dos meus melhores alunos por nível treina por este método. Mas não é fácil, exigirá um esforço pessoal muito grande, e você ou de vir aqui ou levar-me até aí com uma certa regularidade. Entre em contato comigo no 71 9297 4681 (Tim).

Forte abraço,
Marcos.

Unknown disse...

Me indique uma academia em Salvador, de preferência, perto do Campo Grande, por favor.

Unknown disse...

Pablo,

Não conheço uma no Campo Grande especificamente de Wing Chun(ensinei neste bairro literalmente num porão por dois anos até 2008), mas a minha fica no Rio Vermelho.

Para mais detalhes por favor procure-me no meu perfil Facebook.

Obrigado e boa sorte!

Unknown disse...

Mestre,

poderia me passar as informações da onde o senhor ensina por email?

obrigado.

rashtagsilva@gmail.com

Destrinchando o Muk Yam Jong, o boneco de madeira do Wing Chun, em uma análise de caso. Parte II

Pois é, assim como o personagem do game Tekken, Mukujin ( 木人) lit. Pessoa de Madeira, Uma corruptela de seu alter ego, Muk Yan Jong ( 木人...